top of page

Minha Abordagem

A Terapia Cognitivo Comportamental, também conhecida por TCC, é uma abordagem considerada diretiva, breve (se comparada a outros tipos de abordagem) e focada no problema atual do paciente.

​

Ou seja, traz resultados expressivos para a demanda que o paciente busca resolver em terapia, em um tempo mais curto de tratamento do que o habitual de outras terapias convencionais.

​

Para a TCC, existem pensamentos que são considerados automáticos. Esses pensamentos são resultados das crenças que construímos ao longo da vida e refletem diretamente na maneira como enfrentamos os acontecimentos, sem sequer passarmos por uma análise interna.

​

Esses pensamentos podem ser positivos ou negativos – depende de cada situação vivenciada. Através do processo terapêutico, irá ajudar a distinguir cada um desses pensamentos, elaborá-los para entendê-los com clareza e, assim, possuir autonomia para, se necessário, mudá-los.

​

Na prática, em um primeiro momento, após explicar quais são as suas demandas e o que o levou a procurar psicoterapia, através de testes comportamentais, os pacientes irão identificar, escrever e treinar, até compreenderem em sua totalidade as diferenças entre pensamentos, emoções e comportamentos.

​

Por exemplo: numa situação onde o indivíduo é corrigido por um erro que cometeu, automaticamente (ou seja, sem estar consciente do pensamento) surge a ideia de “Eu só cometo erros”, “Eu nunca serei promovido”, “Eu não faço nada direito”, etc.

​

A Terapia Cognitivo Comportamental irá nos mostrar que esses são pensamentos automáticos considerados negativos, e que a tendência diante de uma situação como o exemplo acima, é desencadearem sentimentos como rejeição, frustração e fracasso.

​

Assim, através do processo terapêutico, entenderemos que é possível identificar que esses pensamentos não condizem com a verdade.

​

E que ser chamado atenção por um erro, é uma possibilidade de melhoria e de um entendimento mais amplo sobre àquilo que nos propusemos a fazer, seja no âmbito pessoal ou profissional.

​

Sendo assim, ao analisarem as suas próprias experiências, os pacientes chegam à conclusão de como surgem esses pensamentos (como eles foram aprendidos), o que ele estava fazendo quando teve o pensamento automático (quais foram os gatilhos para que aquele pensamento surgisse) e como se sentiu ao ter esses pensamentos.

​

A Terapia Cognitivo Comportamental é indicada quando os pensamentos automáticos do paciente são, em sua maioria, negativos.

​

Esses pensamentos facilmente desencadeiam uma série de fatores emocionais e físicos que interferem em diversos âmbitos da vida pessoal e profissional.

​

Por se tratar de uma terapia mais breve, tem como sua base tratar as questões e conflitos que o paciente traz em consultório num primeiro momento: como questões familiares, questões profissionais, entre outras.

No entanto, é uma terapia que possui diversos campos de atuação, e, ao longo do processo terapêutico, podem ser tratadas as mais diversas questões que surgirem.

 

Algumas das demandas mais comuns em consultório são:

​

​

Se o paciente tiver dúvidas se a TCC é a abordagem mais indicada para o seu caso, é possível conversar com a terapeuta antes de agendar a primeira consulta para esclarecer outras possíveis dúvidas e receber todas as orientações e informações necessárias.

Rua: Altino Arantes, 510, Térreo, Bloco B 

Jardim Sumaré, Ribeirão Preto, SP 14025-400

Email: psi.tuanynaiara@gmail.com

​

​Whatsapp: +55 (016) 99244-0377

  • Instagram
  • Whatsapp
  • LinkedIn ícone social
Coaching logo.png

Obrigado por enviar!

© 2050 por Tuany Nayara Silva. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page